terça-feira, 28 de maio de 2013

Moda Italiana!


Itália, juntamente com a França, são os principais polos de design de roupas e acessórios no mundo. Não é por um acaso que a moda sempre teve um papel ímpar na cultura e na sociedade italiana, sendo os italianos conhecidos mundialmente por seu modo aprimorado de se vestir. Isso faz referência ao que eles próprios chamam de "La Bella Figura", que significa "causar uma boa impressão".
O design na Itália remonta os séculos XI-XVI, quando o desenvolvimento artístico do país estava em seu grau máximo, sendo a Itália a grande referência cultural européia nessa época. Cidades como VenezaFlorença, Milão Vicenza começaram a produzir sapatos, chapéus, cosméticos, joalheria e ricos tecidos. Durante os séculos XVII-XX a Itália perde força, passando a França ser a grande referência cultural do continente. Entretanto desde 1951-1953 a chamada Escola Italiana, inicialmente, sob o comando de Giovanni Battista Giorgini em Florença, começou a competir com a alta costura francesa. Casas como Gucci e Salvatore Ferragamo começam a competir com as francesas Dior e Chanel.
Atualmente Milão é considerada a capital da moda mundial, ocupando a 1ª posição no ranking divulgado em 2009 pela Global Language MonitorRoma ocupa a 4ª posição. Entre as cidades que competem anualmente por essa posição estão ParisNova YorkLondres e Tóquio.
Entre as grandes marcas italianas de hoje podemos destacar: GucciGiorgio ArmaniEmilio PucciValentinoPradaDolce & GabbanaSalvatore FerragamoRoberto CavalliTrussardi,VersaceKriziaEtroMiu MiuLaura BiagiottiMax MaraFendiMoschinoMissoniBrioniLuxotticaBulgari e Tod's.

Água e Reciclagem!

Água:

Neste país europeu a média de consumo é de 215 litros por dia, contra os 2,5 litros que representam a quantidade estimada para o bom funcionamento vital. Resumindo a Itália tem um consumo 86 vezes maior que o necessário. A Organização mundial da saúde estabeleceu como valor mínimo para a necessidade vital hídrica por pessoa 1.700 metros cúbicos de água por ano (para usos potável, irrigação, industrial e energético).
Em parte, segundo a Aduc Associação para os direitos dos Usuários e Consumidores, os italianos são responsáveis pelos consumos mundiais, visto que, como destacou a FAO, em cada 5 mil quilômetros cúbicos de água consumidos no mundo, cerca de 3.500 são utilizados na agricultura, cerca de 1.000 na industria e cerca de 200 para usos civis.
Reciclagem:

A Itália é líder mundial no consumo de garrafas fabricadas com polímeros e, consequentemente, constitui um mercado importante para a reciclagem de embalagens em PET e PE. Uma das maiores instalações de reciclagem de plástico do mundo situa-se em Montello, na Itália. A TITECH instalou 18 unidades neste local. Estas fazem a reciclagem de garrafas PET de acordo com a cor (transparente, azul-claro e colorido) e de recipientes em PE a partir de uma entrada de plástico misto. Também limpam o fluxo de PET de impurezas (tais como PVC, PE e PS) de modo a oferecer resultados de elevada pureza para uma reciclagem posterior.
Hey galerinha! Tomara que tenham gostado desse Post! E Lembre cuidar da água é garantir nosso futuro! Beijos até o próximo Post!


quinta-feira, 16 de maio de 2013

A Capital da Itália !!



Roma: é a capital da Itália, é uma comuna italiana e está sediada na província de mesmo nome, na região do Lácio . Conhecida internacionalmente como A Cidade Eterna pela sua história milenar, Roma espalha-se pelas margens do rio Tibre, compreendendo o seu centro histórico com as suas sete colinas: Palatino, Aventino, Capitólio, Quirinal, Viminal, Esquilino, e Célio. Segundo o mito romano, a cidade foi fundada por volta do ano 753 a.C.. (data convencionada) por Rómulo e Remo, dois irmãos criados por uma loba, que são atualmente símbolos da cidade. Desde então tornou-se no centro da Roma Antiga (Reino de Roma, República Romana, Império Romano) e, mais tarde, dos Estados Pontifícios, Reino de Itália e, por fim, da República Italiana.
No interior da cidade encontra-se a Cidade do Vaticano (ou Santa Sé), sede da Igreja Católica Apostólica Romana e residência do Papa, que também é bispo de Roma. É a única cidade do mundo a hospedar no seu interior um Estado estrangeiro (o Vaticano) , por tal motivo com frequência definido como capital de dois estados. 
É uma das cidades com maior importância na História mundial, sendo um dos símbolos da civilização europeia.
Conserva muitas ruínas e monumentos na parte antiga da cidade, especialmente da época do Império Romano, e do Renascimento, o movimento cultural que nasceu na Itália.
área metropolitana tem cerca de 2 546 804 habitantes (2001), e estende-se por uma área de 1285 km², tendo uma densidade populacional de 1981 hab/km², o que a torna na maior cidade da Itália e também na capital europeia de maiores dimensões. O presidente da câmara em 2008 é Gianni Alemanno.
Galerinha até o próximo Post !!
Coliseu: 

quarta-feira, 15 de maio de 2013

Conhecendo As Comidas Da Itália !!


Risoto:
O risoto consiste em fritar cebola e arroz na manteiga, e aos poucos são adicionados outros ingredientes do seu gosto. É um prato típico do norte da Itália. A receita original surgiu em um casamento, onde um aprendiz quis fazer uma brincadeira com seu mestre (sua filha que estava casando), e subornou o chef para colocar açafrão no risoto.
Carpaccio:

Prato criado na cidade de Veneza. A história diz que foi feito a pedido de uma cliente, que só poderia comer carne crua de acordo com seu médico. Pelo tom que ficou, acharam bem parecido com as obras do pintor Vittore Carpaccio, daí a origem do nome.
Bruschetta:

O conhecido aperitivo já é bem antigo, sua criação é do séc. XV. A receita original leva somente torrada, alho, pimenta, azeite e sal. Mas há muitas variações em cima dela, a mais conhecida leva tomate e manjericão, além dos ingredientes já citados.
Pizza:

Apesar da origem não ser italiana (para quem não sabe, a pizza é originária do Egito), a receita que ficou conhecida em todo o mundo é a italiana, mais precisamente, a de Nápoles, que leva somente tomate, azeite de oliva, orégano e alho (conhecida no Brasil como “napolitana”, mas por lá é chamada de “marinara”).
Gnocchi:

Um dos mais conhecidos tipos de massa, o Gnocchi (ou nhoque/inhoque aqui no Brasil) foi criado há muitos séculos atrás. Foi bastante difundido pela Europa graças ao império romano, que o levava a diferentes lugares. Originalmente era feito de semolina, mas o tipo mais popular hoje em dia é feito de batata.
Spaghetti:
Apesar de sua origem não ser conhecida com certeza (pode ser árabe, chinesa ou italiana), o espaguete também obteve “fama” internacional através dos italianos, inclusive o nome é de origem italiana (uma tradução literal seria: cordinha)
Lasanha:
Uma das massas mais apreciadas da Itália, a lasanha possui diversos recheios que foram criados ao longo dos tempos. Mas a tradicional lasanha leva queijo, massa e molho.
Gelatto:
O tipo de sorvete mais comum da Itália, o Gelatto é bem semelhante ao sorvete tradicional, porém com menos açúcar e com menos gordura. Mas possui os mesmos sabores de um sorvete comum.
Oi Galerinha tomara que tenham gostado até o próximo Post!

As Boas Vindas!!

Olá Pessoal sejam - bem vindos ao novo Blog Itália e o Seu Universo!! 
Aqui nós vamos falar sobre: A Culinária da Itália, Pontos turísticos, Religião Italiana e muito mais !! Tomarem que gostem!
Agradecimentos: Gabriela Pinho,Ana Aldanila e Nayra Duarte